quinta-feira, 1 de abril de 2010

Para onde vai a educação?


É para mim impressionante o fato de existirem diversos estudos a respeto da prática do professor na sala de aula.Pesquisas feitas no decorrer de décadas e por vários professores,psicólogos e até médicos,psicopedagogos trazem teorias e mais teorias.E o pior é que o professor é visto como grande culpado do fracasso escolar!É delegado a ele o dever de sanar a caótica situação da educação no país(em se tratando de Brasil)sendo que o sistema,as políticas públicas não dão suporte a este que é tido como o salvador da humanidade.
Ao se tratar de responsabilizar alguém pelo caos da educação,ele é bem lembrado também ao buscar soluções práticas.Porém,para tratar do reconhecimento social,profissional e humano do que ele faz,o esquecimento parece vir à tona.
São professores que se doam em prol do bem educar crianças,adolescentes e adultos por ter amor à humanidade.Enfrentam salas superlotadas,carga horária extensa e tem ainda de asssumir dois cargos para poder sobreviver.Em muitos casos o apoio que recebe é dos colegas de trabalho porque no mundo em que vivemos,de crise dos valores morais,nem os alunos o respeitam em certas ocasiões.
Quando Asmann diz que "a educação terá um papel determinante na criação da sensibilidade social necessária para reorientar a humanidade", deixa nítida a verdade dita anteriormente,estamos vivendo a era do sem limites,crianças e adolescentes fazem o que quere como querem.É dever da sociedade como um todo e,antes da escola ,a família,dotar crianças e adolescentes do conhecimento do certo e do errado;de direitos e deveres;de solidariedade humana;de respeito ao próximo e ao diferente.
Estudos de Coll,Contreras,Delors,Hoffmann,Lerner,Freire,Perrenoud,Piaget,Vasconcelos,Zabala dentre outros pesquisadores da prática educativa,dão modelos lindos de mudar a educação,entretanto,incubindo o professor dessa responsabilidade.E não cabe só ao professor essa tarefa.Enquanto os governantes não acordarem,não pensarem e agirem para o bem da nação,para investir na educação,não é o profesor que em milagres,trará a solução!Sendo que não lhe falta vontade,falta-lhe recursos,oportunidades.
O professor enfrenta como salienta José Contreras,a perda do controle e sentido sobre o próprio trabalho,a perda da autonomia.Tem ainda um modelo educacional em crise,segundo Habermas,apesar de muitas reformas educacionais ultimamente,há uma crise de motivação da sociedade que vive sob o jugo de um modelo capitalista de exclusão,onde a grande maioria não dispõe de uma educação de qualidade porque o país não assume essa responsabilidade.Enquanto perdurar a ideia de Estado guiado pelo mundo globalizado,esses países pobres terão seus desenvolvimentos controlados pelos países ricos e suas situaçoes serão sempre de extrema pobreza e excusão.Como ter uma educação de qualidade sem investimentos?O mundo globalizado gera a economia do conhecimento e instotui raiva e desespero aos excluídos.
Falemos de inclusão,fato em que o governo trata como a oportunidade de estudantes com necessidades educacionais especiais estudem numa mesma sala com cerca de 45 alunos sem essas necessidades.Em consonância ao que diz Jussara,essa inclusão pode representar exclusão sempre que o professor não tenha formação necessária ou a consciência sobre o seu papel frente a esse aluno com necesidade educacional especial;tais políticas se mal instituídas,poderão exclui-lo da oportunidade a uma escolaridade digna,discriminá-lo de uma forma ainda mais severa.Imagine-se uma sala de aula com 45 alunos adolescentes,dentre estes,2 ou 3 com necessidades especiais e para esta sala um professor.E na maioria dos casos, sem formação específica para atender estes alunos!Embora capacitado para a necessidade do aluno diferente,como esse profissional da educação conseguirá desempenhar um bom trabalho sem infraestrutura adequada,sem acompanhamento,ele e somente ele para driblar todos os revese que surgirem com estes 45 estudantes,que antes de tudo,são pessoas e,portanto,diferentes uns dos outros?A realidade é que ainda que queira,o professor não tem condições de ser um educador transformador!
O que é urgente é a necessidade de governantes se unirem à sociedade e ao professor para então todos juntos façam acontecer,mudem a realidade do país.O que falta é querer por parte de quem detém as maiores armas nas mãos.Precisamos de escolas de qualidade com infraestrutura adequada a cada situação do corpo discente,colocar profissionais da educação nessas escolas,digo,um professor para cada 20 alunos.São mudanças viáveis aos olhos de qualquer um e urgentes para o bem da população!Ou será que vamos esperar ver os professores que ainda persistem,sendo como muitos já o fizeram,serem obrigados a fugir da profissão?