segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Oralidade


Desde criança aprecio a leitura.Sempre fui admiradora de grandes oradores,sejam do discurso falado ou escrito.atraem-me ainda mais o falado por ser espontâneo.Num discurso oral não se esclhem os termos detalhadamente,flui a capacidade nata do bom expressar.
Lembremos Machado de Assis que não teve formaç~~ao e é um dos maiores escritores de todos os tempos(reconhecido pela crítica brasileira e mundial).Consideremos a escolha do presidente Lula em evitar o discurso escrito,atitude deveras criticada por muitos.Contudo há de ser louvada por aqueles que não se restringem apenas ao técnico.Ora,uma vez que ele faz uso de um discurso "improvisado" (não escrito) terá uma maior proximadade com seu interlocutor;a atenção é dobrada,a técnica esvai-se e abre as portas ao espontâneo da fala, é como se estivessem os ouvintes em uma conversa,em um diálogo comum como o familiar,o amigável,o do trabalho.Entretanto o caráter peculiar de conversa à nção não fica em segundo plano,persiste na mente do ouvinte só que de forma especial,é como se ele descesse ao nível social e dialetal do povo;ele fica mais próximo mesmo do povo numa comunicação sem ruídos.
Citemos Adolf hitler que,apesar de tantos males causados por ele à nação francesa ,é um excelente exemplo de grande orador.é de real proveito esclarecer que os grandes oradores não são necessariamente aqueles que saem das universidades com currículos diversos,onde têm oportunidade de estudar minuciosamente o bom uso da língua como também estudar renomados escritores.Embora seja este um marco na vida de alguns oradores eloquentes,o que é destaque éo dom nato,digo,dado por DEUS ao homem.A eloquência não está relacionada á priori ao bom uso das regras gramaticais,antes está na capacidade de persuasão.
Os exemplos citados nos mostram ser a oralidade um dom nato:Machado,Hitler,Lula,são pessoas que não tiveram acesso´`a faculdades,alguns nem ao ensino médio,porém,conseguem prender facilmente a atenção de leitores e ouvintes seus... (Ana Urquiza:27/11/05)

2 comentários:

  1. Nossa, Ana... sou fã de Machado desde o Ginásio [nome do ensino fundamental na minha época], e realmente, essa comparação do autodidatismo, e deste dom de oralidade dos citados foi significativa... também sou admiradora da oralidade do Lula, mas do Hitler nunca tive curiosidade, e mas um grão você depositou no baú de meus conhcimentos.

    ResponderExcluir
  2. Sou um grande admirador de Hitler por sua oralidade e facilidade de persuasão, conseguindo levar uma nação inteira apenas com suas palavras, mas deixo claro q sou contra suas ações radicais, olho apenas para seu lado intelectual.

    ResponderExcluir