terça-feira, 30 de março de 2010

Piauí terra querida


Eu sou da terra de Torquato Neto,um anjo torto que escreveu poesias mais que certas. Da terra que,como disse Da Costa e Silva,outro grande poeta,é um céu,se há um céu sobre a terra.Aliás eu sou da terra dos grandes poetas:H.Dobal, Mário Faustino e outros tanto que em prosa e em verso não me deixam esquecer essa terrra.Eu sou da terra da cajuína,que é feita do caju,fruta que já vem com uma castanha pregada na ponta.Pra quem não sabe essa é a terra que mais produz caju e,consequentemente,a danada da castanha.Eu sou da terra que não faltam coisas gostosas:manga,doce de caju,de limão,paçoca,baião-de-dois e maria-isabel,longe de ser uma pessoa,é um prato feito com arroz e carne-de-sol.E por falar em sol,eu sou da terra que é filha do sol do Equador,das grandes várzeas e chapadas.A Chapada do Corisco troveja tanto que quando chove é o mesmo que tá tendo uma festa no céu.Eu sou da terra das serras das Confusões e da Capivara,essa é tão arretada de bonita que inspirou o homem primitivo e,até hoje inspira gente como Niede Guidon,que não nasceu na terra,mas é como se tivesse nascido.Aliás nessa terra só nasce gente boa.Deve ser porque essa terra é doce,tão doce que faz muito mel.Aqui tem mel para dar,vender e exportar.É bom dizer que exportação é o que essa terra mais tem feito.Carnaúba,soja,algodão levam a nossa terra para além-mar.O mesmo mar que é destino do velho monge,nosso rio Parnaíba que depois de se encontrar majestosamente com o Poty,vai desaguar em grande estilo formando o maior delta das Américas.Sim,eu sou da terra é maior e única em muitas coisas.Prova disso é a opala,pedra preciosa que só tem em dois lugares do mundo.Um deles foi cair bem na minha terra.Eu sou da terra de gente corajosa que botou pra correer com pau e pedra,o major Fidié,personagem temido do império.A Batalha do Jenipapo foi tão importante para a independência do Brasil que entrou para a historia.De trabalho e batalha minha terra entende.Tanto que,graças ao tranalho de sua gente,hoje se tornou um polo de saúde.Pra cá vem gente de tudo quanto é canto,só pra se curar.É porque essa terra faz bem!Basta perguntar pra quem veio morar aqui se quer ir embora.Dizem que é a água,mas pra mim é a terra mesmo,que é tão boa que até mamona vira combustível.Esse tal de biodiesel é a maneira mais ecológica de fazer carro andar no mundo.Eu sou da terra da Cachoeira do Urubu,das Sete Cidades,da Pedra do Castelo,do Morro do Gritador,da Lagoa do Portinho.Eu sou da caatinga,dos cerrados.Eu sou litorâneo,sertanejo.Eu sou ribeiro.Eu sou da terra que pra geografia é Meio-norte,mas pro coração é mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário