quinta-feira, 6 de maio de 2010

Uma questão de consciência


Por que insistimos em dar aaos outros a responsabilidade por atos desonrosos praticados por nós mesmos?
Costumamos tachar esse ou aquele de culpado por isto ou aquilo.Não sou nada adepta de políticos,mas estes são sempre citados nesses casos talvez por serem tão omissos em seus compromissos para com a população.Esta por sua vez, responsabiliza-os por algo que, às vezes, nem lhes diz respeito. Se não vejamos: O PROUNI (Programa Universidade para Todos), criado e destinado a estudantes de baixa renda vindos de escolas públicas, vem sendo usado vergonhosamente por pessoas da classe média e até da elite.
Vem à tona a indagação: "onde está a consciência desse cidadão ou dessa cidadã? Se é que se trata de cidadão/ã. Quantos jovens pobres, batalhadores estão se dedicando, estudando para conseguir uma bolsa do PROUNI e é muitas vezes barrado em suas tentativas. Por quê? será culpa do governo, seja ele qual for? Quem nesse caso estar tirando o direito desses jovens de adentrar a Universidade? Jovens como eles, porém, com casas e carros luxuosos, os pais com altos salários,etc. Isso é um absurdo! É desumano. é covardia. É corrupção. Pode-se comparar ao caso de uma pessoa com a mesa farta optar em tomar de uma outra o único pão que serviria para seu alimento. E o pior: é um ato consciente!
Atitudes como estas nos envergonham. Somos conhecidos por poovo hospitaleiro, solidário. Mas... o somos apenas com os estrangeiros? e os nossos irmãos, nossos conterrâneos? Não basta vivermos em um país de injustiças sociais alarmantes?
É preciso pensar um pouco. Eu não me diminuo como pessoa ao tomar o que é de outrem por direito? Se tenho a oportuniade de estudar em escolas privadas, com bons livros, com aulas particulares, não tenho também a capacidade de passar em um vestibular? Apesar das grandes dificuldades por eles enfrentadas, muitos jovens pobres de escolas públicas que estudam com livros emprestados, indo a bibliotecas, xerocando aulas, conseguem concorrendo com todos, uma vaga na Universidade. Insere-se nesse todo aqueles jovens de classe média que optam por não usurpar o direito alheio e conseguem com seus méritos a aprovação no vestibular. a esses jovens, parabéns! Aos de classe baixa que lutam com honra e conseguem seu espaço, nossa admiração; aos que usurpam covardemente o direito alheio, mostrando-se incapazes de conseguir com seus próprios méritos, nosso repúdio, nosso pedido por humanização!
(Ana Urquiza)

Um comentário:

  1. Falou tudo, Ana ; "... aos que usurpam covardemente o direito alheio,mostrando-se incapazes de conseguir com seus próprios méritos,
    NOSSO REPÚDIO... ".
    Se a sociedade pensasse em si como um todo, como sociedade; esse tipo de coisa nunca aconteceria.Mas o ser humano pensa em si como único e,portanto, vale tudo para que "ele" e não "nós" atinja seu objetivo único.
    Falta a cada um o senso de comunidade, de viver em grupo e a consciência de que(citando Hemmingway):"Nenhum homem é uma ilha".
    Quem sabe um dia,né?

    ResponderExcluir